Skip navigation


Zaha Hadid

  

Nasceu em Bagdá, Iraque em 1950. Formou-se primeiramente em matemática e depois em arquitetura pela Architectural Association (AA) de Londres. No início da carreira, integrou o Office for Metropolitan Architecture (OMA), o que a levou de volta à AA, para lecionar juntamente com Rem Koolhaas e Elia Zenghelis.

Sua especialidade são projetos de desenho urbano, inspirados nas obras do pintor russo e idealizador do Suprematismo, Kazemir Malevich. Professora e pesquisadora, sua principal meta é unir no ensino, a pesquisa e a experiência.

 

Centro de Ciência em Wolfsburg, Alemanha

 

Pólo de Ciência de Cingapura

 

É considerada uma arquiteta da linha desconstrutivista. Em seus projetos questiona a função dos elementos arquitetônicos e envolve a questão sintática – o que é porta, o que é adorno, como deve ser utilizada a abertura. Seus projetos tem pretensão de causar impacto no observador e no usuário, é pensada como uma obra de arte, para ser vista e admirada, não é uma obra passiva, ela causa efeitos e emoções.

 

Rosenthal Center for Contemporary Art

 

Rosenthal Center for Contemporary Art

 

Zara Hadid não utiliza o conceito de arquitetura da forma tradicional, e sim basea-se em uma corrente filosófica. Na sua concepção a obra tem a função de mudar a postura do usuário, o local em que foi inserida, tem que desorientar. Porém, ao interferir no contexto urbano retomando seu papel simbólico como no passado.

 

Sede da BMW, Alemanha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: