Skip navigation


Coop Himmelblau 

 

Coop Himmelb(l)au é uma empresa cooperativa de projetos arquitetônicos criada em 1968 e inicialmente localizada em Viena, Áustria. Atualmente mantém escritórios em Los Angeles, Estados Unidos da América e Guadalajara, México. O nome da empresa Himmelblau é traduzida do alemão para o português como ‘céu azul’, Himmelbau traduzido como ‘construção celestial’. O termo Coop no título é a abreviatura no mundo dos negócios para cooperativa.

Coop Himmelblau foi fundada por Wolf Prix, Helmut Swiczinsky e Michael Holzer e ganhou destaque internacional através de Peter Eisenman, Zaha Hadid, Frank Gehry e Daniel Libeskind com a exposição de 1988, "Deconstructivist Architecture" no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Seus trabalhos abrangem desde prédios comerciais até projetos residenciais.

 

 Dresden Ufa Cinema Center – Alemanha

 

Gasometer, Viena, Austria

 

A ampliação da sede da Academia de Belas Artes de Munique é o último projeto finalizado por Coop Himmelb(l)au, o estúdio fundado por Wolf Prix e Helmut Swiczinsky em 1968 com a intenção de criar uma arquitetura “com fantasia, tão etérea e variável como as nuvens”. O projeto consistiu na construção de uma extensão para este edifício, construído em 1876, e que carecia de dimensões adequadas para acolher suas necessidades atuais. Para Coop Himmelb(l)au, a proposta para o projeto implicou em que o edifício passasse fundamentalmente por uma renovação a nível conceitual.

 

Tuerme auf der Arteplage Biel der Expo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: