Skip navigation


conteúdo da página arquitetando    http://bhpbrasil.spaces.live.com/ 

Experiências habitacionais na Europa Central: as siedlungen

Ernest May em Frankfurt e as siedlungen racionalistas     A partir da primeira grande guerra e até a ascensão do fascismo e início da segunda guerra mundial, a Alemanha sofreu com uma forte crise econômica. Isso permitiu grandes experimentações nos campos urbanístico, arquitetônico e habitacional, sendo elaborados planos para as principais cidades e construção de grande quantidade de habitações sociais.

Foram testadas as teorias dos programas habitacionais, em Berlim e especialmente em Frankfurt, concretizando os ideais modernistas como o controle urbano, a industrialização da construção, a produção de alojamentos sociais, e grande sintonia entre arquitetura, gestão e políticas urbanas municipais.

Ernest May assumiu o comando dos serviços de construção municipal de Frankfurt e realizou, desde a preparação do plano até o projeto arquitetônico de habitações populares. Entre 1925 e 1930, foram construídas cerca de 15 mil habitações desse tipo, formando um conjunto de bairros, chamados siedlungen, transformando Frankfurt num campo de experimentações para May e outros arquitetos modernistas.

May publicou em sua revista, a evolução do quarteirão da cidade tradicional até as experiências em Frankfurt. Para ele, a evolução se deu primeiramente com a liberação do interior do quarteirão passando à espaço público coletivo. Posteriormente, rompeu-se com a continuidade da borda e numa terceira etapa, a densidade baixa nos dois lados do mesmo, foram suprimidas, restando duas filas de edifícios paralelos com a rua, tendo duas fachadas.

Com a ascensão dos nazistas, as experiências de Ernest May foram interrompidas. Estas foram transmitidas através dos CIAMs, influenciando no planejamento urbanístico da cidade Moderna.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: