Skip navigation


 Experiências habitacionais: as hoff na Áustria

A hoff mais conhecida é o Conjunto Karl Marx Hoff projetado por Karl Elm em 1927. Constitui-se de blocos residenciais que ocupam 18% de uma área de quinze hectares, com um total de 1382 habitações que acolhem cinco mil pessoas.

As hoff foram conjuntos habitacionais sociais construídos pelo Estado Social Democrata austríaco nos anos 20. A sua dimensão correspondia a uma unidade residencial que possibilitasse a vida comunitária e o funcionamento de equipamentos. Esses conjuntos estabeleceram uma ruptura morfológica do quarteirão. Ocupavam áreas livres, completavam áreas parcialmente construídas, articulavam traçados urbanos já existentes. Suas formas decorriam do urbanismo tradicional, porém, com política habitacional socialista, eliminando o loteamento. No interior do quarteirão, a área era coletiva, o espaço livre e verde.

No que se refere ao desenho urbano, diferenciava-se dos quarteirões tradicionais repetitivos, apresentando uma unidade física com autonomia social e comunitária.

2 Comments

  1. bibliografia : Lamas- Ressano Garcia,J. "Morfologia Urbana e desenho da cidade", Fundação calouste Gulbenkian, Parte IV a Urbanistica formal, pagina 344.Este livro é excelente e trata muito bem estas questões……

  2. Ola pessoal estou em pesquisa e vou apresentar um seminário sobre habitação coletiva e tenho que buscar referencias da Austrália, onde consigo material Karl Marx Hoff.Att.Arq. Fábio Pires


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: