Skip navigation


conteúdo da página arquitetando    http://bhpbrasil.spaces.live.com/

Giorgio de Chirico e Marc Chagall

A herança do Romantismo pode ser vista mais claramente nos quadros surpreendentes pintados em Paris um pouco antes da Primeira Guerra Mundial por Giorgio de Chirico, por exemplo, Mistério e Melancolia de uma Rua.

Essa praça grande e deserta com suas intermináveis arcadas que se afastam, iluminadas pela luz fria da lua cheia, possui toda a poesia do devaneio romântico. Mas tem também um ar estranhamente sinistro; é “agourento” no verdadeiro sentido desse termo – tudo sugere um presságio, um vaticínio de significados desconhecido e inquietante. O próprio De Chirico não saberia explicar as incongruências dessas figuras – o veículo para transporte de móveis vazio, a garota com o aro – que nos perturbam e fascinam. Mais tarde, ele adotou um estilo conservador e repudiou sua obra anterior, como se estivesse embaraçado por ter exibido o mundo de seus sonhos ao público.

‘Mistério e melancolia de uma rua’, 1914. Coleção particular.

O poder da nostalgia, tão evidente em Mistério e Melancolia de uma Rua, também dominava as fantasias de Marc Chagall, um judeu russo que foi para Paris em 1910. Eu e Minha Aldeia é um conto de fadas cubista que associa, como nos sonhos, lembranças dos contos folclóricos russos, provérbios judeus e o campo russo, numa visão esplendorosa. Aqui, como em muitas obras posteiores, Chagall revive as experiências de sua infância; elas eram tão importantes para ele que sua imaginação as formulou e reformulou durante anos sem diminuir sua força.

‘Eu e minha aldeia’ , Marc Chagall.

(texto reproduzido do Livro Iniciação à História da Arte, H. W. Janson e Anthony F. Janson – editora Martins Fontes, 1996)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: