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A CIDADE LINEAR

a circulação como protagonista

 

 Arture Sorio y Mata

 

“Todos os problemas da cidade resultam do problema da circulação”

Arture Sorio y Mata

 

Engenheiro espanhol especializado em trabalhos públicos, ocupou diversos cargos na administração da cidade Madri e desenvolveu a primeira linha de Tramways para a cidade em 1875 – sistema de linhas de transporte público comum e elevado e subterrâneo.

Publicou artigos no jornal “El Progresso”, abordando a questão dos problemas urbanos municipais. A proposta da cidade linear aparece pela primeira vez num desses artigos.

 

O Pensamento   A idéia da Cidade Linear de Sorio Y Mata basea-se na expansão das cidades sobre território rural. O processo de “ruralização da vida urbana e urbanização da vida campestre”. Em 1833, num artigo tema: Cidade – problemática: condições das vias urbanas, insalubridade das habitações, sistema de saneamento e aumento da população, Sorio y Mata critica o congestionamento dos centros tradicionais com traçado radioconcêntrico. Seu pensamento racionalista aborda que o maior problema dos grandes centros está associado ao congestionamento das áreas centrais, ao fluxo e ao tráfego urbano.

 

O Plano para a Cidade Linear    O Plano para a Cidade Linear desenvolveu um novo desenho urbano baseado na ruptura com o modelo de cidade convencional. A idéia central era a de propor uma cidade que se desenvolvesse ao longo de uma faixa com largura de cinqüenta metros de largura (50m) em linha. Esta faixa funcionaria como artéria principal e a cidade ao longo dela receberia áreas arborizadas, margeada por duas faixas de terrenos urbanos. O eixo central seria percorrido por sistema de transporte férreo.

(Brasília – o projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto segue essa idéia e surgiu a partir do sistema viário)

   

A cidade de Arture Sorio y Mata   A cidade idealizada por Sorio y Mata só é viável a partir do do momento da implantação de um sistema público de transporte mecânico eficiente. Seu crescimento deve ser ilimitado, seguindo linearmente. A concepção se basea principalmente, na idéia de combater o problema do congestionamento da região central das cidades – para ele, a forma ideal é a linear, que possibilita, a redução do tempo gasto com o deslocamento, pois proporciona melhor distribuição dos serviços, locais de trabalho, áreas residenciais e etc, ao longo da faixa linear, evitando assim, o deslocamento maciço da população para um único local nos horários de trabalho (os de maior pico).

 

Em relação à morfologia, a faixa de terrenos adjacentes, deveria ser recortada por uma malha de ruas, com ruas transversais de 200m de comprimento e 20m de largura. Estas ruas seriam margeadas por outra faixa destinada a uso habitacional onde o lote mínimo teria 400m2 e as edificações só poderiam ocupar um quinto da área total – 80m2. Fora a edificação a metragem restante do terreno, deveriam ser ocupada por jardim e horta e esta área estaria localizada no fundo do terreno. As residências deveriam ser unifamiliares.

 

No plano da Cidade Linear, não existe setorização de usos, os edifícios administrativos e comerciais, se fundem aos habitacionais na malha urbana – existe o uso misto do solo.

A proposta abandona as estruturas tradicionais: quarteirão, praça. A dimensão simbólica está subordinada à dimensão técnica e o espaço público reduzido aos traçados de circulação e serviços – desconsidera a dimensão estética da cidade, submetendo o desenho urbano à dimensão técnica e privilegiando apenas um elemento do processo urbano: a CIRCULAÇÃO, determinando a configuração espacial na forma mais racional: a linha RETA.

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